Publicações


Em resposta a uma necessidade crescente de gestão integral dos recursos hídricos, novos indicadores estão sendo desenvolvidos e aplicados como base para o desenho de políticas públicas destinadas a aumentar a resiliência, especialmente nas cidades, para o enorme desafio da urbanização global.


A Pegada Hídrica é um indicador de gerenciamento de água que permite visualizar o uso, consumo e contaminação da água, permite identificar deficiências e priorizar medidas para manter a oferta dos diferentes setores, restaurar e / ou manter uma boa qualidade dos corpos d'água e evitar conflitos sociais.


A metodologia de avaliação desenvolvida pela Water Footprint Network foi aplicada pela primeira vez no âmbito da cidade no âmbito do Projeto Pegada das Cidades, uma delas em La Paz, Bolívia.


Preencha o formulário indicando o nome do documento que você deseja:



O Projeto Pegada de Carbono Social do Rally Dakar Bolívia “Energia Limpa para Viver Bem” procura criar um mecanismo para gerenciar Gases de Efeito Estufa (GEE) gerado pela passagem da corrida pelo solo nacional. Para tanto, foram estabelecidos três objetivos principais: medir a pegada de carbono ou de carreira, identificar e promover ações para reduzir a pegada e desenvolver um mecanismo local de compensação de emissões.


Essa nova experiência nos permitiu gerar vínculos e criar sinergias entre o setor público e o setor privado, em favor das comunidades rurais próximas à passagem do Dakar pela Bolívia. Com o apoio de entidades privadas, foi possível apoiar a implementação de 197 fogões solares em cinco comunidades, beneficiando 197 famílias na região mais deprimida do país, e a instalação de painéis solares em um centro de saúde na região norte do departamento. de Potosí. O documento descreve a experiência de três anos de implementação do Projeto e os principais resultados obtidos, de modo que o que foi aprendido serve como base de conhecimento para a continuidade desta e de outras iniciativas similares.


Preencha o formulário indicando o nome do documento que você deseja:



A publicação "Projeto Pegada de Cidades: Resultados Estratégicos e Guia Metodológico", desenvolvida como parte da agenda sobre Mudanças Climáticas e Cidades do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina -, surge da necessidade de apoiar os governos municipais e os tomadores de decisão. na fase de transição que as suas cidades devem passar para um desenvolvimento de baixo carbono e resilientes aos efeitos das alterações climáticas.


O principal objetivo do Projeto “Pegada de Cidades” é apoiar os governos locais e tomadores de decisão no desenvolvimento e implementação de estratégias municipais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, através da medição e redução da Pegada Ecológica, de carbono e a pegada hídrica de suas cidades (como territórios) e suas próprias instituições.


Os resultados dessa experiência bem-sucedida deixam lições aprendidas que podem ajudar outras cidades a orientar seu desenvolvimento em direção a um modelo de baixa emissão de carbono e resiliente ao clima. Assim, o documento tem como principal objetivo apresentar os principais resultados estratégicos derivados do Projeto “Pegada de Cidades”, lições aprendidas e desafios futuros. Da mesma forma, o processo de aprendizagem e aprimoramento na aplicação das ferramentas desenvolvidas no âmbito do Projeto, permitiu a sistematização das metodologias em detalhes, descritas no documento, a fim de facilitar a mensuração das Pegadas em outras cidades de São Paulo. região, através de uma melhor compreensão dos aspectos técnicos e metodológicos que este projeto implica.


Preencha o formulário indicando o nome do documento que você deseja:



Os resultados da rica experiência de aplicar as pegadas em três cidades andinas deixam lições aprendidas que podem ajudar outras cidades a orientar seu desenvolvimento de baixo carbono. Ao mesmo tempo, permitem a comparação permanente do desempenho de uma cidade contra si mesma e com relação aos outros, e compartilham as melhores práticas apropriadas para cada contexto. Garantir o desenvolvimento compatível com o clima em face da crescente urbanização atual e futura é um dos desafios mais importantes nas próximas décadas.


Com o apoio do CAF - banco de desenvolvimento para a América Latina - e a Aliança para o Clima e o Desenvolvimento (CDKN), o Relatório de Síntese descreve os objetivos e o escopo do Projeto de Pegada de Cidades da Fase I, a definição conceitual da Pegada de Carbono e Pegada Hídrica, detalha os resultados obtidos a partir da medição de ambas as pegadas dos Governos Municipais e das Cidades de La Paz, Lima e Quito, e finalmente descreve o conteúdo e a metodologia aplicada para a elaboração dos Planos de Ação de reduzir as pegadas dessas cidades.


Preencha o formulário indicando o nome do documento que você deseja:



A equipe da SASA faz parte de uma rede de especialistas em recursos hídricos, que desenvolveu este guia com análises e recomendações para fortalecer a aplicação da norma ISO 14046: 2014 (Gestão Ambiental - Princípios e requisitos da Pegada Hídrica, 2014) na Região da América Latina.


Preencha o formulário indicando o nome do documento que você deseja:


© All Rights Reserved - www.sasa-bolivia.com